quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Troféu




Amigo, amiga, amigos... a palavra tem boa sonoridade e sai fácil da boca, mesmo quando a relação é recheada de mero coleguismo ou apenas afeição. Deve ser bem difícil definir o que é ser amigo. Seu conceito carrega o enorme fardo do juízo de valor, nossas crenças e experiências, e pra completar, ainda sofre alterações quando vamos subindo os degraus da maturidade. Ou pelo menos deveria ser assim.

Confesso que, tempos atrás, intitulava como ‘amigo’ pessoas que não cabiam ao rótulo. Hoje não me permito mais essa extravagância. E olhe que no caminho da maturidade ainda preciso percorrer um longo trajeto. Mas mesmo assim, essa mudança só pode ter sido, como sempre, arte do tempo. O tempo me fez compreender a força que vive implícita nessas 5 letras. No meu dicionário, amigo = troféu, e por isso, escolho bem a quem dedico o termo.

Pra ser meu amigo é necessário ultrapassar o significado universal apresentado por Michaelis**. Não basta ser apenas complacente, favorável, concorde. Precisa ser crítico, contrário, quando necessário. A divergência de opinião faz meu mundo girar. É mais do que ser afeiçoado, colega, defensor... é realmente muito mais do que “gostar de”.

Os que hoje eu chamo de meus têm espaço para interferir na minha vida. São os que a opinião me interessa e aos quais eu dedico um alto grau de admiração, de gratidão. São os lápis de cor que transformam o cinza em paisagem. Perto ou longe fisicamente, em questão apenas a confiança conquistada mutuamente.

Sinceramente, não misturo meus troféus de ouro com medalhas de acrílico. Bom ou ruim, justo ou não, certo é que não possuem o mesmo valor perante os meus olhos, muito menos ao meu coração. Agradeço aos céus por todos os que posso chamar de meus. São realmente dignos! E um pouco mais de clareza e qualidade de importância aos que expõem na prateleira o que não possui real valor.

Um salve aos meus! Amo demais, digo sem espaço para dúvida.



** a.mi.go adj (lat amicu) 1 Que tem gosto por alguma coisa; apreciador. 2 Aliado, concorde. 3 Caro, complacente, dileto, favorável. 4 Dedicado, afeiçoado. sm 1 Indivíduo unido a outro por amizade; pessoa que quer bem a outra. 2 Colega, companheiro. 3 Amador. 4 Amante, amásio. 5 Defensor, protetor. 6 Partidário, simpatizante. 7 Aliado”.
Trilha: Meu querido, meu velho, meu amigo. Seu passado vive presente nas experiências contidas nesse coração, consciente da beleza das coisas da vida. Seu sorriso franco me anima, seu conselho certo me ensina. Beijo suas mãos e lhe digo meu querido, meu velho, meu amigo. Eu já lhe falei de tudo mas tudo isso é pouco diante do que sinto... (RC)

Nenhum comentário: