terça-feira, 12 de maio de 2009

Dispenso a previsão!

Alguém conversava comigo esses dias, e a conversa me fez refletir um pouco. Contou que conversava com uma terceira pessoa, e chegaram a conclusão de que eu estava mudada e que, provavelmente, seria por influência de pessoas com quem eu convivo diariamente.
Primeiro, achei estranho. Não me tinha percebido diferente, mas pensando bem, realmente mudei. Na hora pensei, mudei? Pra melhor? O que eu mudei? Sabia que havia mudado alguns gestos, algumas formas de expressão, algumas atitudes... mas na hora fiquei meio frustrada com a possibilidade de estarem se referindo a minha personalidade.
Depois percebi que, na verdade, mudei sim! Até alguns traços da minha própria personalidade. Acho que mudei até sem querer, a partir de situações que a vida impõe. Afinal, não dá pra ficar inerte aos casos e acasos. Acredito que mudar é sempre bom. O mundo se renova a cada dia, pessoas descobrem coisas fantásticas, criam coisas mais fantásticas ainda e se superam diariamente. Seria burrice permanecer estático. É nadar contra a maré. Pessoas inteligentes mudam sempre! Aprendem com as situações, com músicas, poemas, livros, histórias... vão angariando o conhecimento alheio e renovando seus conceitos, claro que, baseando-se sempre na mesma vertente, nas mesmas concepções de certo e errado, nos mesmos valores.
O único problema é que é difícil fazer uma análise de si próprio. E é certo que em alguns contextos as vezes acabamos retrocedendo um pouco e não percebemos, mas faz parte do processo de evolução né? É preciso dar um passo pra trás, pra dar dois pra frente.
Enfim, não sei dimensionar em qual passo estou. Só sei que vou indo, e me sinto bem. E acho que isso é peça chave. Sigo com minhas convicções, medos, anseios e ideais. Se estiver no passo pra trás, to tranquila. Com certeza o pra frente vai chegar. E sinceramente, tenho interesse em modificar essa conta. Um pra trás para cinco pra frente =p Quero mudar, aprimorar, aprender, quero conhecer.
Ao som de: "Nada tenho vez em quando tudo. Tudo quero mais ou menos quanto. Vida, vida noves fora zero. Quero viver, quero ouvir, quero ver". (Zeca Baleiro - Ópio)



Um comentário:

Márcia Pacheco disse...

O melhor é mudar e não perceber! Sinal que é espontâneo. E se faz feliz então..... Muda!!!!!